COMENTARIOS ESTUDO DE A SENTINELA 17-23 de Janeiro



Porque se os recém-casados ​​confiarem em Jeová, eles tomarão boas decisões e seguir seus conselhos levará a um casamento feliz sem tantos problemas. Porque como diz o Salmo no versículo 4, se você fizer de Jeová o seu maior deleite, ele lhe concederá os desejos do seu coração.
 
Veremos como superar diferentes situações em nosso casamento, tanto para os recém-casados ​​quanto para os casados ​​há muito tempo, e faremos isso analisando o exemplo de homens e mulheres fiéis da Bíblia com lições para a vida e o casamento.

Que dificuldades os recém-casados ​​podem enfrentar?
3.4. Que dificuldades os recém-casados ​​podem enfrentar?

1) Casais, principalmente recém-casados, precisam tomar boas decisões para administrar sua casa e sua saúde financeira. Tomar decisões precipitadas sobre filhos ou uma casa pode incorrer em grandes dívidas que os levam a concentrar seus esforços em trabalhar horas extras para ganhar dinheiro, negligenciando seu serviço a Jeová.

2) Todo casamento de recém-casados ​​sai de uma importante despesa econômica que é o casamento. Agora eles têm que tomar boas decisões sobre seu futuro e estão cientes disso. Não devemos pressioná-los a dizer que compram uma casa ou que têm filhos, são decisões pessoais do casamento e não é da conta de ninguém fazer esse tipo de comentário, poderíamos estar pressionando-os a tomar decisões precipitadas.

3) Pessoas fora do casamento, talvez bem intencionadas, podem cair em um erro muito típico por causa da emoção que sentem ou porque as conhecem há muito tempo. E a imprensa dizendo: “quando é o casamento?” "E agora a casa?", agora que têm casa própria, quando os filhos? Podem parecer perguntas cotidianas, mas isso os pressiona e não os ajuda.
 
Klaus e Marisa são um exemplo de que dinheiro não traz felicidade. Ambos tinham empregos em tempo integral e estavam indo muito bem financeiramente, mais do que precisavam, mas estavam infelizes e sem objetivos. Isso nos lembra que o mais importante não é o dinheiro, mas Jeová e nossa família, passar tempo com eles e não no trabalho.

Assim como o rei Josafá, confie em Jeová
 
1) Josafá, que tomou as decisões certas para proteger seu povo e sua família. Você se depara com uma situação que está fora de seu controle e que ameaça suas vidas. O que ele faz, como diz Provérbios, é confiar no entendimento de Jeová, ele pediu ajuda e força com sua humilde oração, Jeosafá enfrentou essa situação difícil confiando em seu Pai celestial.

2) Embora façamos as coisas bem no casamento e nossas decisões sejam sempre corretas. Vivemos neste sistema de Satanás e há coisas fora do nosso controle que nos causam problemas. Não vamos perder a paciência e ser como Jeosafá, vamos nos apoiar no entendimento de Jeová, orar e confiar em nosso Pai celestial.
 
Jeová respondeu a Josafá por meio de um levita, por quem lhe deu instruções e lhe disse que os salvaria. Assim, Josafá confiou plenamente em Jeová e o deixou em suas mãos. Da mesma forma, se colocarmos nossa vida nas mãos de Deus, ele nos dará instruções para fazer as coisas de acordo com sua vontade e superar essas situações difíceis.
 
1) Os maridos podem aprender a confiar em Jeová tão categoricamente quanto Josafá. Mesmo que sejam problemas menores ou que vejam que podem resolver, devemos sempre orar a Jeová e pedir sua ajuda, orar também com suas esposas e buscar orientação na Bíblia. Dessa forma, eles sempre tomarão as decisões certas.

2) A melhor proteção contra problemas e situações difíceis não é dinheiro ou coisas materiais, como muitos pensam neste sistema. A melhor proteção é Jeová, nosso refúgio e rocha forte, nossa confiança em Deus é a melhor proteção com a qual podemos contar.
Assim como o profeta Isaías e sua esposa, concentre sua vida em servir a Jeová
 
Pode-se dizer que eram pessoas devotadas a Jeová. Tanto ele como ela em tarefas semelhantes, dedicaram a vida inteira a servir a Jeová. Eles são um exemplo de casal que dedicou a vida a servir e adorar a Jeová, que é o mais importante.
 
Estudar as profecias bíblicas nos dará muita segurança quando virmos que todas elas estão se cumprindo, e que como casal podemos participar do cumprimento de muitas delas. Isso impulsiona nossa fé e nos dá força e energia para nos dedicarmos ao serviço de Deus.

Assim como Priscila e Áquila, coloque os interesses do Reino em primeiro lugar
 
Priscila e Áquila tiveram que sair da cidade e ir para um lugar desconhecido. Mas isso não os impediu de fazer isso por colocar Jeová e seu serviço em primeiro lugar. De fato, eles se envolveram ainda mais e colaboraram com o apóstolo Paulo ajudando em muitas cidades onde a pregação era necessária, tudo isso porque amavam a Deus.
 
Objetivos espirituais tornarão o casamento mais forte e é por isso que é bom tê-los desde o namoro. Além disso, assim você verá o espírito santo em ação em seu casamento em muitas outras ocasiões. Ter objetivos espirituais fará com que o casamento desde o início trabalhe para alcançá-los.
 
Faremos de Jeová a nossa força e escudo como diz o Salmo 28:7. Se, como casal, estabelecermos metas e nos esforçarmos para alcançá-las, receberemos muitas bênçãos. Veremos em primeira mão como Jeová cuida de nós, nossa confiança nele aumentará e seremos realmente felizes.

Assim como o apóstolo Pedro e sua esposa, confie nas promessas de Jeová
 
Pedro abandonou seu modo de vida e seu sustento familiar, a pesca, para acompanhar Jesus em tempo integral. Sua esposa o apoiou até que ela viajou com ele por um tempo. Assim mostraram que acima de tudo confiavam em Jeová e na promessa que está nestes textos de Mateus de que nada faltará a ninguém se colocar o Reino em primeiro lugar.
 
Tiago e Esther se ofereceram de boa vontade para servir. Mudaram-se para outro país e começaram a servir no campo português. Isso nos ensina que sempre podemos dar mais de nós mesmos e nos colocar à disposição para servir onde for necessário.
 
Casais jovens podem recorrer a casais maduros que servem a Jeová há décadas, que sem dúvida darão bons conselhos e experiência. Além dos mais velhos eles estão sempre disponíveis para orientar. Pedir conselhos é outra maneira de confiar em Jeová.
 
Klaus e Marisa ficaram muito desapontados quando souberam que não poderiam ficar mais de seis meses na sede da Finlândia. Surgiu então a oportunidade de um curso de árabe e agora eles atuam nessa área. Aprendemos que a Obra de Jeová na Terra é muito ampla, e somos necessários em muitos campos, só temos que confiar em Jeová e nos colocar à disposição de sua vontade.
 
Casais jovens precisam analisar seu relacionamento com Deus e seus objetivos. Você deve continuar a falar com ele e orar constantemente. Se forem guiados por sua ajuda, seus conselhos, confiarem em Jeová, se concentrarem sua vida em servi-lo, com certeza se sairão bem e terão um casamento verdadeiramente feliz.

Perguntas de recapitulação: O que você aprendeu com esses antigos servos sobre confiar em Jeová?
 
Esse casal é o exemplo perfeito de que devemos dedicar nossa vida e nosso casamento à coisa mais importante, nosso serviço a Jeová.
 
Não importa como nossas circunstâncias pessoais possam mudar. Ao contrário, devemos aproveitar essas mudanças e vê-las como oportunidades para melhorar nosso serviço a Deus ou lutar por novos alvos espirituais, sempre confiando em Jeová.
 
Pedro deixou tudo para acompanhar Jesus em tempo integral. É claro que ele estava preocupado com o apoio da esposa e da família, mas confio em Jeová. Isso nos dá a certeza de que, se colocarmos o Reino em primeiro lugar, nada nos faltará. Ninguém perde o que tem por servir a Deus, pelo contrário, recebe grandes bênçãos.




Comentários