Faca Seu Melhor no Ministerio Semana 7-13 de Outubro 2024



Fazendo Discípulos 5 Minutos: Lidando com Desafios na Prática

A tarefa de fazer discípulos é desafiadora e gratificante. Quando ajudamos alguém a conhecer mais sobre a palavra de Deus, encontramos pessoas de diferentes contextos e desafios pessoais. Muitas vezes, a resistência em colocar em prática o que se aprende não vem de falta de interesse, mas de dificuldades da vida diária.



Neste artigo, vamos explorar como ajudar aqueles que estão dispostos a aprender, mas enfrentam obstáculos que dificultam sua caminhada espiritual. Um exemplo disso é o caso de Edmilson, um aposentado que, além de cuidar da família, faz bicos para complementar sua renda e frequenta outra igreja. Abaixo, apresentamos uma conversa simulada entre um instrutor da Bíblia e Edmilson, ilustrando como lidar com a falta de progresso espiritual de forma compreensiva e prática.

Faca Seu Melhor no Ministerio Semana 7-13 de Outubro 2024

Fazendo Discípulos Semana 7-13 de Outubro 2024

Felipe: "Eu sempre gostei dos nossos estudos, Edmilson. Mesmo sendo difícil estudar toda semana, nossas conversas sempre foram boas!"

Edmilson: "É, eu gosto do que estou aprendendo. É bem diferente do que minha igreja ensina."

Felipe: "Como vimos, Jeová quer que as pessoas venham a ter um conhecimento exato da verdade, como está em 1 Timóteo 2:4. Mas é preciso fazer mais do que apenas aprender."

Edmilson: "Como assim?"

Felipe: "Bem, imagine que no prédio onde você mora houvesse um incêndio. Se você ouvisse o alarme e soubesse como sair, mas ficasse parado, será que você se salvaria?"

Edmilson: "Não, eu precisaria sair de lá."

Felipe: "Isso mesmo. Então, será que é suficiente apenas saber o que Jeová quer da gente?"

Edmilson: "Não, acho que não."

Felipe: "Jesus mostrou a importância de colocar em prática o que aprendemos. Vamos ler Mateus 13:18-23. Você pode ler?"

Edmilson: "Claro! Diz assim: 'Escutem agora a ilustração do homem que semeou. A semente que foi semeada em solo bom representa aquele que ouve a palavra e compreende o sentido dela, que realmente dá fruto e produz, um 100 vezes mais, outro 60 vezes mais, outro 30 vezes mais.'"

Felipe: "Obrigado. Das situações que Jesus mencionou, qual delas você acha que se parece mais com a sua?"

Edmilson: "Eu não sei."

Felipe: "Lembra do que lemos sobre a semente em solo bom? O que essa pessoa fez quando ouviu a Palavra, de acordo com o versículo 23?"

Edmilson: "Ela entendeu e produziu frutos."

Felipe: "Exato. Ela colocou em prática o que aprendeu e fez as mudanças necessárias. Já os outros três exemplos mostraram que algo impediu essas pessoas de dar frutos."

Edmilson: "Acho que entendi. Olha, eu quero agradar a Jeová, mas a vida é muito difícil. Tem muita pressão, você sabe, contas, filhos, trabalho, chefe..."

Felipe: "Eu sei. Não é fácil buscar o Reino em primeiro lugar e cuidar de todas as outras responsabilidades. Mas é possível. Quando fazemos isso, Jeová nos ajuda a lidar com essas pressões."

Edmilson: "Eu entendo, mas acho que ainda não estou pronto para seguir esse caminho. Talvez um dia."

Felipe: "Agradeço a sua sinceridade, Edmilson. Talvez seja melhor pausarmos o estudo por enquanto. Mas eu vou passar de vez em quando para ver como você está e te mostrar algum texto da Bíblia. Continue pensando no convite de Jeová e na promessa de Tiago 4:8: 'Acheguem-se a Deus, e ele se chegará a vocês'. Fale com Jeová sobre as mudanças que você deseja fazer para agradá-lo. E você sabe os horários das nossas reuniões, certo? Ia ser ótimo ver você lá. Se algum dia quiser continuar o estudo, é só me avisar, você tem o meu contato."

Edmilson: "Entendo. Muito obrigado."

Felipe: "Vamos fazer uma oração?"

 




Comentários