PEROLAS ESPIRITUAIS SEMANA 13 A 19 DE DEZEMBRO

 A análise bíblica desta semana baseia-se nos capítulos 8 e 9 dos Juízes.





Joias Espirituais









A primeira questão que podemos considerar se os Juízes capítulo oito versículo 27, é: Será que Gideão amou o éfode que fez? 

Resposta: Não. Apesar das verdadeiras intenções de Gideão de se divertir com a vitória que Jeová concedeu a Israel e de honrar a Deus, o éfode "serviu de laço a Gideão e à sua residência" devido ao facto de os israelitas o adorarem e, consequentemente, se terem tornado responsáveis pela imoralidade não secular. No entanto, a Bíblia já não diz que o próprio Gideão o adorava; como alternativa, o apóstolo Paulo menciona-o especialmente como uma das "nuvens de primeira categoria" das Testemunhas de Jeová dedicadas das instâncias pré-cristãs. 


A questão seguinte é: Na leitura desta semana, que jóia religiosa descobriu aproximadamente Jeová, sobre a pregação, ou sobre qualquer outro desafio? 

Juízes capítulo 8 versículos 2, três ensinam-nos a ser empáticos e humildes, por isso, se temos uma distinção com alguém, devemos tentar ver as coisas a partir da sua atitude, ou talvez para nos afastarmos do combate, podemos felicitar o personagem por algo que foi bem executado, no entanto, para isso precisamos de humildade, particularmente se for limpo que o carácter alternativo está errado, mas genuinamente, manter a paz é muito mais vital do que provar que somos adequados. Joias Espirituais

Do que está escrito em Juízes da CAPITULO, oito versos 1, examinamos que os Efraimitas prejudicam a sua satisfação devido ao facto de não terem sido convidados desde o início a lutar colectivamente com Gideão, estavam tão centrados na defesa do respeito na sua tribo que não consideravam o aspecto crítico máximo, E isto pode aparecer-nos enquanto não podemos ser tomados em consideração para alguma designação ou privilégio, no entanto, não devemos continuar a dar mais importância à protecção da nossa honra do que à honra de Jeová. 


De Gideon aprendemos também a ser modestos porque, como se diz na capítulos, oito versos 22, 23, enquanto ele se propunha ser rei, já não se aproveitava do estado de coisas, para chegar ao poder, pelo contrário, o mais depressa que podia, ele voltava para a sua casa, por isso, no nosso caso, antes de aceitarmos a entrega de um projecto, devemos examinar-nos verdadeiramente e ver se estamos simplesmente equipados.



O capítulo 8 versículo 33 dos Juízes diz que uma vez que Gideão morreu, os israelitas afastaram-se novamente da verdadeira adoração, isto mais uma vez nos lembra que agora não temos de ser adeptos de companheiros, devido ao facto de que, alegadamente, foi isso que aconteceu a Israel, e se fizermos o mesmo que eles, então, assim que o personagem que estamos a seguir já não estiver na congregação, podemos ficar espiritualmente frios. 


Juízes capítulo oito versículo 4. Apesar de terem estado cansados, suportaram para perseguir o inimigo. O cansaço é normal para nós, pessoas imperfeitas. E é justo, por vezes, prevenir e beneficiar a electricidade. Mas não devemos mais prevenir a perseverança no nosso serviço, estamos nos últimos dias e é agora que devemos fornecer o nosso tudo. Quando o paraíso chegar, teremos muito tempo para descansar e desfrutar da nossa existência. 


Juízes capítulo 8 versículo 6. Os príncipes de Sucote recusaram-se a ajudar os exaustos de Gideon. Os seres humanos de Deus são muito extraordinários e temos de estar continuamente inclinados a ajudar-nos uns aos outros. Especialmente depois de nos pedirem ajuda. Se o fizeram, não é limpo pedir ajuda, isso deve-se ao facto de ser de longe muito importante e de termos de cuidar ainda mais dos nossos irmãos nestas situações, eles farão o mesmo conosco. 


Juizes capitulo oito versículo 20. Ter medo de ser mais novo para fazer algo ou para assumir obrigações na congregação é regular. Não devemos agora pressionar os nossos seres humanos mais jovens a assumirem obrigações extra se não estiverem preparados, devemos dar-lhes tempo, eles qualificam-se e intensificam-se enquanto podem estar preparados. 




Os juízes capitulo oito versos 34 e 35. 

Muitos destes israelitas esqueceram todo o topo que Jeová e Gideão fizeram por eles, isto também nos pode ocorrer, talvez tenhamos ajudado outros, talvez tenhamos feito sacrifícios por eles e, à medida que o tempo passou, não nos tornámos executados por eles, em vez de nos tornarmos amargos, temos de concordar com Jeová e continuar a servir os nossos irmãos, Jeová abençoar-nos-á por o imitarmos devido ao facto de não esquecer agora tudo o que fazemos por ele e pelos irmãos. 


Juizes capitulo 9 versículo 5. 

Gideon teve um filho completamente depravado e formidável que, devido à escolha pela electricidade e riqueza, conseguiu remover 70 dos seus irmãos, é de longe soberbo como o desejo de poder corrompe os seres humanos, que de forma alguma prejudicamos ninguém pela escolha pelo privilégio. Em vez disso, permita-nos pedir a Jeová que encha os nossos corações e nos ajude a continuar a crescer no amor por ele e pelos nossos irmãos e irmãs. 





Comentários