RESPOSTAS ESTUDO DE A SENTINELA 18-24 OUTUBRO: Fique feliz com os privilégios que você tem!


                     Olá queridos amigos do

          Comentários e Respostas TJ



 Neste post responderemos juntos o artigo de estudo numero 33, de A Sentinela de Estudo, entitulado Fique feliz com os privilegios que você tem!

                    

CLIQUE AQUI e veja o vídeo RESPOSTAS ESTUDO DE A SENTINELA 18-24 DE OUTUBRO     

           


1. O que muitos estão fazendo para dar o seu melhor a Jeová?


Muitos estão estabelecendo metas como ser pioneiro, servir em Betel ou ajudar na construção de edifícios usados ​​para adorar a Jeová, e muitos irmãos se esforçam para ser servos ministeriais ou anciãos.


2. Qual pode ser a nossa reação quando não alcançamos algum alvo espiritual?


Podemos ficar desapontados. Ou até mesmo magoados pelo fato de que, devido à idade ou a outras circunstâncias, não podemos fazer certas coisas na organização de Jeová. É o que acontece com Melissa, que adoraria servir em Betel ou ir para a Escola para Evangelizadores do Reino, mas por causa da idade ela não pode mais, isso às vezes a desanima.


3. Em que pontos alguns talvez precisem melhorar antes de receber um privilégio?


Alguns, embora jovens e com boa saúde, precisam primeiro amadurecer e cultivar certas qualidades. Eles podem ser inteligentes, determinados e entusiasmados, mas precisam aprender a ser mais pacientes, cuidadosos no trabalho ou respeitosos. O esforço para desenvolver as qualidades necessárias tornará mais provável que eles recebam uma responsabilidade quando menos esperarem.


4. O que vamos ver neste estudo?


Caso nosso ALVO esteja fora de alcance, veremos 3 coisas que podem nos ajudar. Primeiro, o que pode nos dar alegria. Em segundo lugar, o que fazer para sentir mais alegria. E, em terceiro lugar, quais objetivos nos estabelecer para sermos mais alegres.


5. Para sermos alegres, no que devemos nos concentrar? (Eclesiastes 6:9)


Eclesiastes 6: 9 nos incentiva a nos concentrar no que temos, e não no que temos, e não no que está além do nosso alcance.


6. Que ilustração de Jesus vamos analisar, e o que vamos aprender?


Vamos analisar a parábola dos talentos que Jesus relatou e que se encontra em Mateus 25: 14-30. Vamos Aprender o que podemos fazer para ter alegria e até aumentá-la em nossas circunstâncias.


7. Resuma a ilustração de Jesus sobre os talentos.


Conta a história de um homem que faria uma viagem. Antes de partir, ele chamou seus escravos e deu a cada um talentos para fazer negócios. A um deu cinco talentos, a outros e a outro, segundo sua capacidade. Os dois primeiros escravos foram diligentes e multiplicaram o dinheiro. Mas o terceiro escravo não fez nada com o talento, então o mestre o despediu.


8. Por que o primeiro escravo da ilustração podia se sentir feliz?


Ele poderia ser feliz porque seu mestre lhe deu cinco de seus talentos. Era muito dinheiro e deixava claro quanta confiança seu mestre tinha nele.


9. O que Jesus não disse sobre o segundo escravo? (Mateus 25:22, 23)


Jesus não disse que o segundo escravo estava chateado e ressentido porque seu mestre lhe deu apenas dois talentos. Ele também não deu a entender que o escravo havia dito algo como: "É só isso que eles vão me dar?" Mas sou tão habilidoso quanto aquele que recebeu cinco talentos! Se meu mestre não me valoriza, enterro esses dois talentos e cuido de meus negócios.


10. O que o segundo escravo fez com os talentos que recebeu?


O segundo levou muito a sério a responsabilidade que lhe fora confiada pelo seu mestre e trabalhou arduamente. Como resultado, ele ganhou outros dois talentos. Quando voltou, o mestre recompensou seus esforços e confiou-lhe mais responsabilidades.



11. Como você pode ter mais alegria?


Podemos nos empenhar em qualquer tarefa que nos seja designada ou que possamos fazer, por exemplo, poderíamos dedicar mais tempo à pregação. Prepare-se bem para comentar nas reuniões. Prepare bem as designações dos alunos que nos forem dadas. E se nos pedirem ajuda para fazer algum trabalho na congregação, sejamos pontuais e confiáveis. Quanto mais ocupados estivermos, mais rápido iremos progredir e mais alegria sentiremos.


12. O que Melissa e Nick fizeram para ter mais alegria?


Melissa dá tudo de si no SERVIÇO DE PIONEIRO e tenta participar de todas as formas de pregação. Isso lhe deu grande alegria. De sua parte, Nick se concentrou no que poderia fazer: participar da obra de pregação e dar comentários encorajadores nas reuniões. Ele preencheu o formulário de inscrição para Betel e, no ano seguinte, foi convidado.


13. Qual vai ser o resultado se você se dedicar bastante em sua designação atual? (Eclesiastes 2:24)


Podemos receber mais responsabilidades no futuro, mas se não, em harmonia com Eclesiastes 2:24, nos sentiremos muito felizes e satisfeitos com nosso trabalho árduo. Além disso, sentiremos grande alegria porque sabemos que nossos esforços agradam ao mestre Jesus Cristo.


14. Será que é errado nos esforçar por alvos espirituais? Explique.


Devemos lembrar que podemos e sempre devemos estabelecer ALVOS que nos ajudem a ser melhores pregadores e professores, e que nos permitam ajudar nossos irmãos e irmãs. Nós os alcançaremos se formos sábios e modestos e nos concentrarmos em ajudar os outros em vez de nos concentrarmos em nós mesmos.


15. Que alvos podem aumentar nossa alegria?


Por exemplo, pioneiro auxiliar ou regular, Betel ou construção. Também podemos aprender outro idioma para pregar a mais pessoas ou nos mudar para um lugar onde a ajuda seja necessária. À medida que nos esforçamos para alcançar essas metas, nos sentiremos mais felizes e outras pessoas verão nosso progresso.


16. O que você pode fazer se agora não for capaz de atingir certo alvo?

Vamos definir uma meta razoável que possamos cumprir E NOS APEGAR A ELA ATE CONSEGUIRMOS ATINGI-LA.


17. De acordo com 1 Timóteo 4:13, 15, o que um irmão deve fazer para se tornar um instrutor melhor?


Pode ser aplicado à leitura em público, falar em público, ensinar. Por exemplo, você pode estudar e praticar cada aspecto da fala discutido no livreto Vamos Ser Melhores Leitores e Professores. Também pedir sugestões ao conselheiro assistente ou a outros élderes, concentrando-se em ajudar a audiência a fortalecer sua fé e aplicar o que aprenderam.


18. O que pode nos ajudar a melhorar nossas habilidades na pregação?


Pode ajudar-nos estudar a brochura MELHORE e estabelecer metas que nos ajudem a aplicar o que estamos aprendendo. Também podemos encontrar boas sugestões no Guia de Atividades da Reunião de Vida Cristã e Ministério e nos vídeos de ideias para conversas. Vamos experimentar ideias diferentes para ver qual funciona melhor em nosso território.


19. Como você pode desenvolver qualidades cristãs?


Podemos ler artigos em nossas publicações que falam sobre a qualidade que queremos cultivar. Por exemplo, se for a fé, também podemos ver segmentos de Jw Broadcasting que falam sobre irmãos que mostraram fé notável em situações difíceis. Então, vamos pensar em como podemos imitá-los.


20. Como podemos ter mais alegria e menos decepções?


Podemos aproveitar as oportunidades que nos são apresentadas, assim nos sentiremos mais felizes e menos decepcionados. Mais importante ainda, honraremos e louvaremos a Jeová, nosso "Deus feliz".


Vamos recapitular o que aprendemos:


1) Como a ilustração de Jesus sobre os talentos pode ajudar você a ficar feliz com qualquer privilégio que tenha?


A parábola nos faz ver que qualquer que seja a responsabilidade que nos seja dada, devemos fazer o nosso melhor e trabalhar duro. Assim teremos prazer em fazer o que Jeová agrada e pelo progresso espiritual que certamente veremos.


2) Como a ilustração de Jesus sobre os talentos pode ajudar você a ficar feliz com qualquer privilégio que tenha?


Podemos estudar e colocar em prática as lições da cartilha. Sejamos melhores leitores e professores. Podemos pedir sugestões a um irmão experiente, como o conselheiro assistente ou outro ancião. E algo que pode nos ajudar ao dar uma designação não é apenas pensar sobre as lições do livreto, mas também ajudar o público a fortalecer sua fé e aplicar o que aprenderam.


3) Que outros alvos estão ao seu alcance?


Podemos definir O ALVO de ser mais hábeis na pregação; por exemplo, informalmente, também podemos nos esforçar para melhorar as qualidades cristãs. Sempre haverá coisas que nos trarão felicidade.


Em resumo, podemos dizer que se a sua circunstancia atual não lhe permite alcançar um alvo que você muito queria, não fiquem tristes queridos irmãos e irmãs, estejam contentes com os privilégios que já possuímos, dentre eles o de servir a Jeová e ter a esperança de viver para sempre nos céus ou na Terra!


Grande abraço a todos vocês e fiquem com Jah!!!

Comentarios e Respostas TJ


                    




ESTUDO DE A SENTINELA 18-24 DE OUTUBRO
 
        







Comentários