Olá queridos amigos do
Comentários e Respostas TJ
Neste post analisaremos juntos as joias espirituais que podemos aprender da consideração de Josue 15 a 17.
Nesta semana analisamos a leitura de Josué capítulos 15 a 17 e vamos considerar duas perguntas, mas antes queremos considerar convosco Josué capítulo 15 e versículos 15 e 18, que dizem:
"Josué lhes respondeu: “Se vocês são um povo tão numeroso, vão à floresta e limpem uma área para vocês na terra dos perizeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim é apertada demais para vocês.
o versículo 18 diz: mas a região montanhosa também será sua. Embora seja uma floresta, vocês a limparão, e ela será a extremidade do seu território. Pois vocês expulsarão os cananeus, apesar de eles serem fortes e terem carros de guerra com foices de ferro.
A primeira pergunta é: Será que a região de Israel nos tempos bíblicos tinha mesmo várias florestas?
Resposta: Sabemos que havia muitas árvores porque a própria Bíblia diz isso. Nestes dois versículos, Josué diz aos descendentes de José duas vezes "para irem para a floresta e derrubá-la". Porém, hoje, muitas dessas árvores desapareceram e por isso há quem se pergunte se o que a Bíblia diz é verdade. Mas uma obra de referência explica que "no antigo Israel, as florestas eram muito maiores do que hoje." Que nas áreas montanhosas cresciam árvores como o pinheiro de Aleppo, o carvalho de kermes palestino e a terebintina. E os plátanos eram abundantes na Sefelá. Também na obra Plantas da Bíblia indica que em alguns lugares de Israel todas as árvores desapareceram. Além disso, ele ressalta que foi um processo gradativo e o motivo foi porque: “O homem tem derrubado as florestas para obter mais terras para plantações, pastagens, materiais de construção e combustíveis”.
A segunda pergunta que vamos responder é: Na leitura da semana, que joia espiritual você encontrou sobre Jeová, sobre a pregação ou sobre outro assunto?
Josué capítulo 15 versículos 18 e 19.
Em Israel, às vezes, as bênçãos implicavam dar presentes, razão pela qual a filha de Calebe, Achsa, usava a expressão "presente da bênção". Eles podem ser oferecidos como uma expressão de bons votos a um ente querido ou amigo em agradecimento ou favor. Isso me ensina: que gentileza é necessária em "dar e receber presentes", sejam eles para a família, amigos ou irmãos na congregação. Quando damos presentes, devemos garantir que nossa motivação seja pelo "amor sincero e preocupação genuína", portanto, imitamos "Jeová Deus, que ama aquele que dá com alegria".
Ainda em Josué capítulo 15, vejamos os versículos 33 a 36.
Uma característica geográfica ímpar da Sefelá era sua localização.Nos tempos bíblicos essa região de morros era uma "barreira" que separava o povo de Deus de seus antigos inimigos. Qualquer exército invasor que quisesse marchar do oeste contra Jerusalém teria que cruzar a Shephelah primeiro. Isso me ensina: que, da mesma forma, Satanás tenta devorar os servos de Deus, mas primeiro tem que transpor a "barreira espiritual" que nos separa deste mundo. Portanto, é vital que essa barreira ou nossa adesão aos princípios bíblicos seja bem protegida, para que resistamos e não violemos os padrões de Jeová.
Josué capítulo 16: versículos 1 a 4.
A distribuição do terreno e de suas fronteiras para os descendentes de José foi por sorteio, mas a decisão veio de Jeová, isso evitou ciúmes e disputas entre eles. Isso me ensina: que Jeová, como soberano, tem o direito de determinar "as fronteiras ou demarcações da habitação dos homens". Além disso, deixa claro para nós que a administração terrestre que estará no novo mundo estará em sintonia com todas as decisões emanadas do Reino de Deus, esta é uma garantia de que a terra estará muito bem organizada e que haverá não haja ciúme ou disputas entre nós.
Josué 15 versículo 16 Como incentivo, Calebe ofereceu como recompensa a sua filha, a um israelita, para atacar e conquistar Kiryat-Sefer. Isso me ensina: que, da mesma forma, o amor ao nosso Pai Jeová e a recompensa da vida eterna são incentivos poderosos que nos motivam a realizar e cumprir nossa dedicação cristã. Portanto, é apropriado que os cristãos 'olhem cuidadosamente para o pagamento da recompensa', porque Jeová Deus a oferece a pessoas que realmente o amam e mostram lealdade. Portanto, vamos correr até o fim para servirmos a Jeová por toda a eternidade.
Vamos adiante, em Josué capítulo 17 versos 3,4. Por decreto divino, as filhas de Zelofeade, descendentes de Manassés, receberam sua porção na Terra Prometida. Jeová cumpriu sua promessa e mostrou dignidade a essas mulheres. Isso o ensina: que Jeová não mostra nenhum tipo de favoritismo, ele oferece suas maravilhosas perspectivas a todas as pessoas. O facto de estas mulheres terem recebido a sua parte dá-nos a certeza de que nenhum residente no mundo será abandonado, pelo contrário, sob o seu Governo Celestial qualquer injustiça desaparecerá porque "todos" gozarão de uma vida digna onde "habitará a justiça".
Josué capítulo 17: versículos 16 a 18. Os homens de Manassés e Efraim não expulsaram os cananeus de Bete-Sean ou das outras cidades do vale, apresentando como desculpa sua desvantagem militar em face dos carros de guerra equipados com foices de ferro. Josué não aceitou sua desculpa e disse-lhes que eles eram um povo numeroso com poder e para expulsar esses cananeus. Isso me ensina: os cristãos precisam ter cuidado ao dar desculpas, especialmente quando se trata de nosso serviço a Jeová. Se nos sentirmos incapazes ou que uma designação seja difícil, devemos lembrar que, com a ajuda e o poder de Jeová, podemos cumpri-la.
Esperamos que essas ajudas tenham sido preciosas a voces!
Grande abraço a cada um de voces
Comentarios e Respostas TJ
Obrigada pela as joiss com certeza nos ajudou bastante na pesquisa
ResponderExcluirAgradecemos vosso comentario. isso nos ajuda a continuar a postar esse contéudo.
ExcluirGrande abraço.
Obrigada pela ajuda, em nos dar uma direção.
ResponderExcluir