Olá queridos amigos do
Comentários e Respostas TJ
Sejam muito bem vindos a este blog! Nessa postagem de hoje vamos analisar juntos o que podemos aprender da leitura bíblica da semana de 18-24 de Outubro para a parte de ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS.
1) Jos. 13:2, 5 — Será que o povo de Israel tomou posse da “terra dos gebalitas”? (Perspicaz vol. 1 pág. 1031 parág. 6)
Parece que não, porque o registro bíblico diz que Jeová incluiu "a terra dos gebalitas" entre as regiões que Israel ainda não havia conquistado nos dias de Josué. Devido a isso muitos críticos e alguns estudiosos têm interpretado que há uma incoerência no local exato onde esta cidade estava localizada ou dizem que o texto hebraico poderia estar danificado e que a história dizia inicialmente "a terra próxima ao Líbano" ou " até a fronteira dos gebalitas .
Segundo aguns estudiosos apontaram que o texto hebraico pode estar corrompido neste versículo e que o relato dizia que originalmente "a terra próxima ao Líbano" ou "na fronteira dos gebalitas". Deve-se notar que esta ordem de Jeová era condicional . Conseqüentemente, Israel nunca conquistou Guebal por causa de sua desobediência.
2) Na leitura da semana, que joia espiritual você encontrou sobre Jeová, sobre a pregação ou sobre outro assunto? (Jos. 12-14)
Josué 12. O capítulo 12 é um resumo da primeira metade do livro de Josué, onde há uma lista dos reis e nações que foram conquistadas pelos israelitas sob o comando de Josué, tanto a leste como a oeste do Jordão, leia, Estudando e meditando sobre tudo o que a conquista da Terra Prometida envolvida nos permitirá apreciar como o povo de Deus demonstrou confiança e lealdade a Jeová, como Jeová ajudou seu povo e tornou possível a vitória do exército israelita, compreender todos esses feitos sem dúvida. fé e confiança em Jeová.
Josué 12: 4. Sem dúvida, a derrota de Og, rei de Basan, significou um feito importante para os israelitas, pois foi uma demonstração poderosa do poder de Jeová, a importância dessa vitória pode até ser vista refletida em escritos posteriores, como Salmo 135: 10, 11 relembrando que Jeová é capaz de derrotar nações e destruir reis poderosos, lembrar as vitórias de Jeová nos dá confiança suficiente de que, durante a grande tribulação e o Armagedom, Jeová terá a vitória mais importante de todas, derrotando todos aqueles a quem eles se opõem.
Josué 13: 1. Aqui se diz que ainda havia muita terra a ser conquistada, mas em Josué 11:23 é mencionado que toda a terra já havia sido conquistada, para entender isso devemos reconhecer que a conquista da Terra Prometida teve duas fases. , primeiro a guerra em que 31 reis de Canaã foram derrotados e que acabou com o domínio dos cananeus, e depois, a ocupação total da terra, embora não tenham conseguido expulsar completamente os cananeus, os sobreviventes não representaram uma ameaça real para a segurança do povo de Deus.
Josué 14:12. Isso nos mostra a confiança que Calebe tinha em Jeová, ele pediu a área onde os anaquins moravam porque estava disposto a lutar por aquela terra e sabia que Jeová estaria com ele, porque Jeová havia prometido dá-la a ele. Sendo um excelente exemplo de confiança em Jeová, nunca devemos duvidar de que com a sua mão seremos capazes de superar qualquer obstáculo, por maior que pareça.
Josué 13:33. Vemos que a tribo de Levi não recebeu nenhuma terra por herança, pelo contrário, a herança deles foi Jeová. Que privilégio os levitas receberam! Servir plenamente ao criador de todas as coisas. Hoje, nós também somos muito privilegiados, pois pertencemos ao único povo cujo Deus é Jeová. Portanto, valorizemos nosso privilégio único, assim como os levitas faziam de adorar e servir plenamente ao único e verdadeiro Deus Jeová.
Josué 14:10, 11. Apesar da idade de Caleb, ele foi capaz de começar a limpar esses homens enormes. Seu sobrinho, o juiz Otniel, conseguiu limpar aquelas terras desses gigantes e depois fazer de Hebron uma das cidades de refúgio, tudo isso começou porque Calebe seguiu plenamente a Jeová. Se cada um de nós tiver como meta servir plenamente a Jeová, não veremos nenhuma situação, por mais complicada que seja do ponto de vista humano, que nos torne leais a Jeová. Além disso, vamos dar o exemplo para os outros e resultados surpreendentes serão alcançados que irão demonstrar o amor que temos por nosso Deus.
Muito obrigado
ResponderExcluir